Em tempos de mudança, onde a nova Contabilidade Pública Brasileira exige uma postura diferenciada dos administradores públicos na gestão governamental, o governo federal desenvolveu um software público livre, chamado e-CIDADES, onde foram reunidas as principais funcionalidades das NBCASP's. A seguir, damos algumas características desse Sistema, que pode ser um poderoso aliado rumo a uma nova etapa da Contabilidade Pública em nosso País. Boa leitura!!
E-CIDADES
O e-cidadeS destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros
de forma integrada, e, já está disponível para os municípios de todo o país. Esta
informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal,
Autarquias, Fundações e outros.
O sistema foi lançado pelo Ministério do Planejamento em parceira com a
empresa Dbseller, desenvolvedora da solução. O e-cidade pode ser acessado
diretamente pelo endereço - http://www.softwarepublico.gov.br.
O e-cidade permite integrar diversas áreas do município como educação,
controle de materiais, orçamento, finanças públicas, recursos humanos e também
a área tributária. Além disso, possibilita gerir serviços que prestam
atendimento ao cidadão ao gerar guias para pagamento bancário sem a necessidade
de deslocamento, entre outras funcionalidades. A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade,
além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do
sistema.
Áreas contempladas pelo sistema:
Área Financeira
Sendo o sistema e-cidade multi-instituição, o controle orçamentário será
realizado de forma integrada, cada instituição lança suas despesas e receitas e
a instituição Prefeitura consolida os valores e gera os relatórios financeiros
e gerenciais.
O objetivo é facilitar o controle, centralizar as informações e tornar
mais visíveis os controles orçamentários e financeiros.
Módulos da Área Financeira -
Orçamento, Empenho, Tesouraria e Contabilidade.
Área Tributária
Destina-se ao registro e geração dos dados referentes a cobrança dos
tributos municipais. Cálculo do IPTU, previsão de arrecadação, parcelamentos,
acordos judiciais e outros tipos de relações contributivas entre o ente
fiscalizador, Prefeitura e seus contribuintes.
A integração tributária proporciona maior controle sobre os valores a
serem pagos pelos contribuintes, valores estes referentes a impostos ou taxas.
Em uma única tela do sistema e-cidade há a possibilidade de consultarmos todas
as dívidas de um determinado contribuinte, parcelar seus débitos, solicitar
cancelamento e emitir as guias e termo de compromisso de pagamento.
Área Patrimonial
Destina-se ao controle dos
sistemas que envolvem compras, estoque, consumo, patrimônio e controle de
frotas.
Área Recursos Humanos
Destina-se ao controle da vida funcional dos colaboradores. O controle do
estágio probatório, controle de portarias e folha de pagamento estão
contemplados neste sistema.
Área Educação
Destina-se ao controle das principais rotinas necessárias a administração
de uma escola, alunos, professores, servidores diversos, turmas O módulo
“merenda escolar”, integra o módulo de material (estoque) baixando os consumos
e registrando as pendências. Já o módulo “secretaria” funciona para emissão de
relatórios centralizados e estatísticas entre as informações das escolas.
Área Saúde
A área da saúde foi criada para atender ao registro da entrega dos
medicamentos, registro de atendimentos aos usuários e agendamento de consulta.
Publiq BI
Poderosa ferramenta de Business Intelligence (BI) para a análise e
consulta de informações, indispensável ao acompanhamento e tomada de decisões do administrador municipal.
Permite o acesso a uma gama variada de informações que podem ser ordenadas,
acessadas e trabalhadas de diversas maneiras na busca das informações
necessárias no dia-a-dia. Ele ajudará a responder as
perguntas que você administrador tem sobre seu órgão ou secretaria,
permitindo controlá-la de forma
pró-ativa, não somente resolvendo problemas que surgem no dia-a-dia.
Área Cidadão
Esta área possui as seguintes funcionalidades: emissão de Carnês de IPTU,
emissão de Guia de Recolhimento de ISSQN, emissão de Contra-Cheques, emissão de
Ficha Financeira, emissão de Comprovante de Rendimentos, consulta Cadastral,
entre outras.