domingo, 27 de janeiro de 2013

E-CIDADES: UM IMPORTANTE ALIADO NA IMPLANTAÇÃO DA NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA

Em tempos de mudança, onde a nova Contabilidade Pública Brasileira exige uma postura diferenciada dos administradores públicos na gestão governamental, o governo federal desenvolveu um software público livre, chamado e-CIDADES, onde foram reunidas as principais funcionalidades das NBCASP's. A seguir, damos algumas características desse Sistema, que pode ser um poderoso aliado rumo a uma nova etapa da Contabilidade Pública em nosso País. Boa leitura!!


                                                                        E-CIDADES
 
 
O e-cidadeS destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada, e, já está disponível para os municípios de todo o país. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.

O sistema foi lançado pelo Ministério do Planejamento em parceira com a empresa Dbseller, desenvolvedora da solução. O e-cidade pode ser acessado diretamente pelo endereço - http://www.softwarepublico.gov.br.

O e-cidade permite integrar diversas áreas do município como educação, controle de materiais, orçamento, finanças públicas, recursos humanos e também a área tributária. Além disso, possibilita gerir serviços que prestam atendimento ao cidadão ao gerar guias para pagamento bancário sem a necessidade de deslocamento, entre outras funcionalidades. A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema. 

Áreas contempladas pelo sistema:

Área Financeira

Sendo o sistema e-cidade multi-instituição, o controle orçamentário será realizado de forma integrada, cada instituição lança suas despesas e receitas e a instituição Prefeitura consolida os valores e gera os relatórios financeiros e gerenciais. 

O objetivo é facilitar o controle, centralizar as informações e tornar mais visíveis os controles orçamentários e financeiros.

Módulos da Área Financeira - Orçamento, Empenho, Tesouraria e Contabilidade.

Área Tributária

Destina-se ao registro e geração dos dados referentes a cobrança dos tributos municipais. Cálculo do IPTU, previsão de arrecadação, parcelamentos, acordos judiciais e outros tipos de relações contributivas entre o ente fiscalizador, Prefeitura e seus contribuintes.

A integração tributária proporciona maior controle sobre os valores a serem pagos pelos contribuintes, valores estes referentes a impostos ou taxas. Em uma única tela do sistema e-cidade há a possibilidade de consultarmos todas as dívidas de um determinado contribuinte, parcelar seus débitos, solicitar cancelamento e emitir as guias e termo de compromisso de pagamento.

Área Patrimonial

Destina-se ao controle dos sistemas que envolvem compras, estoque, consumo, patrimônio e controle de frotas.

Área Recursos Humanos

Destina-se ao controle da vida funcional dos colaboradores. O controle do estágio probatório, controle de portarias e folha de pagamento estão contemplados neste sistema.

Área Educação

Destina-se ao controle das principais rotinas necessárias a administração de uma escola, alunos, professores, servidores diversos, turmas O módulo “merenda escolar”, integra o módulo de material (estoque) baixando os consumos e registrando as pendências. Já o módulo “secretaria” funciona para emissão de relatórios centralizados e estatísticas entre as informações das escolas.

Área Saúde

A área da saúde foi criada para atender ao registro da entrega dos medicamentos, registro de atendimentos aos usuários e agendamento de consulta.

Publiq BI

Poderosa ferramenta de Business Intelligence (BI) para a análise e consulta de informações, indispensável ao acompanhamento e tomada de decisões do administrador municipal. Permite o acesso a uma gama variada de informações que podem ser ordenadas, acessadas e trabalhadas de diversas maneiras na busca das informações necessárias no dia-a-dia. Ele ajudará a responder as perguntas que você administrador tem sobre seu órgão ou secretaria, permitindo controlá-la de forma pró-ativa, não somente resolvendo problemas que surgem no dia-a-dia.

Área Cidadão

Esta área possui as seguintes funcionalidades: emissão de Carnês de IPTU, emissão de Guia de Recolhimento de ISSQN, emissão de Contra-Cheques, emissão de Ficha Financeira, emissão de Comprovante de Rendimentos, consulta Cadastral, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário