TENHO VISTO EM REDES SOCIAIS E PELA MÍDIA LOCAL ALGUNS NÚMEROS PROMISSORES QUE INDICAM A QUEDA NA CURVA DE CONTÁGIOS/INTERNAÇÕES/ÓBITOS EM MANAUS. É UMA NOTÍCIA BASTANTE ANIMADORA. TODOS NÓS ESTÁVAMOS ESPERANDO ANSIOSAMENTE POR ISSO.
NO ENTANTO, É IMPORTANTE TER EM CONTA OS SEGUINTES ESCLARECIMENTOS:
1 - O NOVO CORONAVÍRUS LEVA, EM MÉDIA, 14 DIAS PARA SE MANIFESTAR NO ORGANISMO HUMANO. É UM TEMPO DE INCUBAÇÃO.
2 - ISSO SIGNIFICA QUE UMA PESSOA CONTAMINADA HOJE MANIFESTARÁ OS SINTOMAS SOMENTE DAQUI A DUAS SEMANAS.
3 - OS NÚMEROS QUE ESTÃO SENDO DIVULGADOS NAS ÚLTIMAS DUAS SEMANAS, PORTANTO, REFEREM-SE A PERÍODOS PRETÉRITOS, OU SEJA, ANTES DA ABERTURA.
4 - PARA ENTENDER MELHOR ESSE FENÔMENO, FAÇO UMA COMPARAÇÃO: OS SINTOMAS DA COVID-19 SÃO COMO ONDAS. ASSIM COMO UMA ONDA LEVA UM TEMPO ENTRE O SEU NASCIMENTO - EM ALGUM PONTO DO OCEANO - ATÉ QUEBRAR NAS PRAIAS, DA MESMA MANEIRA TAMBÉM OS SINTOMAS NUMA PESSOA CONTAGIADA SOMENTE IRÃO APARECER, COMO DISSE, APÓS 14 DIAS, EM MÉDIA.
5 - CONSIDERANDO ESTE CENÁRIO, OS EFEITOS DO PRIMEIRO BLOCO DE ABERTURA DA ATIVIDADE ECONÔMICA EM MANAUS, QUE SE DEU NO DIA 01/06, SOMENTE IRÃO SE MANIFESTAR NAS CURVAS DE CONTÁGIOS/INTERNAÇÕES NESTA SEMANA. OS NÚMEROS DESTA SEMANA SÃO, PORTANTO, MUITO IMPORTANTES PARA FAZERMOS UMA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO BLOCO DE FLEXIBILIZAÇÕES, OU SEJA, SE HAVERÁ AUMENTO, ESTAGNAÇÃO OU CONTINUARMOS COM QUEDA NAS TAXAS O QUE, ALIÁS, TODOS NÓS ESPERAMOS E DESEJAMOS. .
6 - HOJE, COMEÇA O SEGUNDO BLOCO DE ABERTURAS. ELE ELEVARÁ O NÍVEL DE CONTATO SOCIAL. SEUS EFEITOS SÓ SERÃO SENTIDOS DAQUI A DUAS SEMANAS QUE, SOMADO AOS EFEITOS DAS DUAS ÚLTIMAS NOS DARÃO UM CENÁRIO MELHOR PARA NOVAS AVALIAÇÕES SOBRE OS NÍVEIS DE CONTÁGIOS.
7 - CONSIDERANDO ESSAS PREMISSAS, A RIGOR, SOMENTE DUAS SEMANAS DEPOIS DA ABERTURA DO ÚLTIMO CICLO DE FLEXIBILIZAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA - PREVISTA PARA OCORRER EM QUATRO CICLOS - É QUE, REALMENTE, PODEREMOS SABER SE A QUEDA NAS TAXAS É SUSTENTÁVEL OU NÃO, POIS, AÍ, JÁ CONTARÍAMOS COM UM NÍVEL MÁXIMO DE CONTATO SOCIAL, NÍVEL ESTE MUITO PRÓXIMO AO EXISTENTE ANTES DA DECRETAÇÃO DO ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL.
8 - EM SÍNTESE: NADA CONTRA OS NÚMEROS DIVULGADOS. O QUE RESSALTO É QUE PRECISAMOS ENXERGAR AS COISAS REALMENTE COMO ELAS SE NOS APRESENTAM E NÃO COMO GOSTARÍAMOS QUE FOSSEM.
9 - A OBSERVAÇÃO É IMPORTANTE, POIS, INFELIZMENTE, NÓS, BRASILEIROS, NÃO LIDAMOS MUITO BEM COM DADOS, ESTATÍSTICAS E PROTOCOLOS. TEMOS VÁRIOS EXEMPLOS POR AÍ.
BOM DIA!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário