domingo, 9 de julho de 2023

"PAI, PERDOA-LHES, POIS NÃO SABEM O QUE FAZEM"

 

A frase que encabeça este texto é uma das mais conhecidas e também uma das mais contundentes da História da humanidade. Foi proferida por Jesus Cristo quando, no alto da cruz, era ultrajado por uma multidão que parecia deliciar-se com seu sofrimento. Cristo foi alvo dos mais diversos insultos. Disso todos nós sabemos. 

Muitos dos que ali estavam ouviram essa frase e muito provavelmente não compreenderam o seu alcance, o seu conteúdo e muito menos o seu significado. Talvez tivessem achado que o próprio Cristo havia  perdido completamente o uso da razão, tal o grau de sofrimento que lhe havia sido imposto.  

Na verdade, a frase "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem" carrega em si um significado estupendo. Tão extraordinário que inúmeras lições e aprendizados podem ser dela extraídos. 

Em primeiro plano, ela deixa transparecer a divindade de Cristo. Só alguém com a natureza divina conseguiria enxergar tudo "do alto". De "cima para baixo". Numa visão que vai muito além das dimensões percebidas pelos sentidos humanos. A frase foi a expressão viva de quem tem a capacidade de ver os corações humanos. De enxergar o ser humano por dentro. Como se fosse uma ressonância magnética do pobre, imperfeito e limitadíssimo coração humano. 

"Pai, perdoe-lhes, pois eles não sabem o que fazem" é a frase proferida por alguém que conhece como ninguém os segredos que cercavam cada um dos corações ali presentes. Corações imperfeitos. Corações enfermos. Corações presos a este mundo. Corações sofridos. Corações egoístas. Corações imediatistas. Corações cegos ou com visões bastante distorcidas da realidade. Corações ressequidos pelo pecado, pelas dores e vicissitudes deste mundo. Corações sufocados pelos mais horrendos sentimentos humanos. Numa palavra: corações carentes de amor e carinho.  Diante deste cenário desolador era impossível para o Homem-Deus não perdoar. À maneira daquele pai que, vendo ao longe seu filho (pródigo), corre ao seu encontro, abraçando-o e cobrindo-o de beijos e afagos.  

Sim. Cristo falava como Deus. Como quem está acima e além da natureza humana. Como alguém que estava e não estava ali ao mesmo tempo. Um personagem que paira sobre o tempo e o espaço. Como disse anteriormente, um alguém que consegue enxergar as coisas "do alto". Como Senhor da História e da existência. Nenhum homem poderia ter essa percepção. Ninguém mais. Apenas Ele. Somente Ele, pois só Ele possui a semente da divindade.       

Em segundo plano, a frase é uma pura expressão do amor divino. Um amor sem igual. Sem paralelos. Sem limites. Um amor muito superior ao moribundo amor humano. Só quem ama com um amor extraordinário conseguiria proferir aquela frase. Mesmo em meio a tantos e terríveis sofrimentos. Em meio a tantas feridas e dores atrozes, o amor divino conseguiu se manter em equilíbrio. Sem agressões. Contido. No seu canto. Aguardando apenas a oportunidade para dizer "Eu continuo te amando". 

Em terceiro plano, a frase é um convite a todos nós. Um convite para também tentarmos enxergar além da pura e limitada percepção humana quando nos comunicamos com nosso próximo. Assim como Cristo no calvário, não raras vezes recebemos bofetadas, cusparadas, agressões gratuitas e grosseiras que tentam, de alguma maneira, nos ridicularizar ou machucar. Como humanos que somos, é difícil aceitarmos passivamente estes gestos. A lógica humana aponta para o revide. Para o "contra-ataque". "Bateu-Levou" é a expressão viva que teima em fazer parte de nosso cardápio de respostas às agressões. 

Justamente nesse momento somos convidados a sermos "outro Cristo". A enxergarmos muito além do que vemos, sentimos e percebemos. De deixarmos nossa natureza humana para trás e sermos mais "divinos". Somos convidados a sondarmos o coração de nosso agressor como Cristo o fez diante daquela multidão no calvário. Talvez este coração esteja enfermo. Talvez esteja mesmo precisando de ajuda. Agonizando até. Um revide poderá significar o fim. Talvez o tiro de misericórdia. No fundo este coração poderá estar no limite. No limite do sofrimento. No limite da dor. No limite da impaciência. No limite da falta de amor. 

De que lado ficaríamos??? Já parou para pensar sobre isso??? 

Do lado de Cristo ou do lado de seu agressor??? O comodismo, o conforto e a lógica humanos nos recomendaria a última opção. Porém, o Homem-Deus certamente aguardaria ansiosamente para que você proferisse a seguinte frase: "Pai, perdoa-lhe, pois não sabe o que faz". 


Prof. Alipio Reis Firmo Filho     

Nenhum comentário:

Postar um comentário