domingo, 28 de agosto de 2022

OS DESAFIOS SÃO O QUE REALMENTE NOS TRANSFORMAM

Você já parou para pensar no poder dos desafios na vida das pessoas? Não? Então preste atenção nos seguintes exemplos.

- O corredor que se desafia a correr uma maratona tem que mudar sua vida. Treina, treina, treina incessantemente. Rever seus horários, sua agenda, sua alimentação. Consulta alguém especializado para dirigi-lo e orientá-lo sobre a melhor estratégia para alcançar seu intento. Enfim, TRANSFORMA sua vida. Tudo em prol de um DESAFIO. 

- Alguém que se desafia a melhorar a alimentação também está na mesma situação. Talvez a mudança em seus hábitos alimentares decorra de seus índices de glicemia (açúcar no sangue) ou de colesterol que estão acima dos níveis permitidos. Seu desafio será realizar tarefas que nunca antes talvez havia realizado: fazer exercícios físicos, combinar melhor os alimentos, evitar o stress etc. Não importa. Quando ela se propõe a alcançar tais objetivos ELA SE TRANSFORMA. 

- Um indivíduo que sonha em passar num concurso público para, finalmente, ter sua vida profissional encaminhada e gozar de uma boa remuneração também se desafia, da mesma forma que o corredor e aquela pessoa que precisar mudar seus hábitos alimentares. Ele se propõe uma meta: terá que ler muito, fazer muitos exercícios, elaborar um calendário de estudos, renunciar a algumas horas de lazer dedicadas a amigos e familiares e assim por diante. Sua vida SERÁ TRANSFORMADA. Tudo por causa de um DESAFIO. 

Esses três cenários ilustram bem o que um desafio pode fazer na vida de uma pessoal. Ele a transforma, muitas vezes sem que ela se dê conta disso. Quando percebe, já é OUTRA PESSOA. Muito diferente da anterior. É como se ela saísse de uma casca e viesse para fora. Para o mundo exterior. Para um mundo que ela jamais conhecia.  Uma verdadeira METAMORFOSE. 

Nas três situações apontadas o indivíduo SERÁ MELHOR. SERÁ TRANSFORMADO por um desafio. O desafio estará na base das transformações!!

E aqui reside precisamente a grande diferença entre muitas pessoas de sucesso e as demais. As primeiras toparam um desafio. As últimas simplesmente preferiram permanecer como estavam. No seu comodismo. No seu quadrado. 

Lembro aqui de uma entrevista com o Zico há muitos anos atrás. 

Todos sabem que o Zico ficou conhecido pelas cobranças de falta perfeitas. Talvez o maior cobrador de faltas da História do Futebol Brasileiro. 

Na oportunidade, o repórter perguntou: como você consegue bater faltas tão bem? Ele respondeu: após os treinos eu sempre ficava mais um pouco para treinar cobranças de falta. Eu colocava uma camisa na parte superior da trave e tentava alcançá-la com um chute. Fiz tantas vezes isso que acabei marcando vários gols em cobranças de falta. 

Deu pra perceber? O Zico SE DESAFIOU  a cobrar faltas com perfeição. Ao se desafiar ELE SE TRANSFORMOU num dos melhores cobradores de faltas do mundo!!! 

Tai um exemplo excepcional do poder do desafio em nossas vidas!!

Agora, é bem verdade que alguns desafios não devem ser realizados de uma hora para a outra. Dependendo do tipo de desafio, será preciso avaliar  a presença de alguns requisitos essenciais. É o caso de um corredor que nunca correu 42 Km e deseja fazê-lo. Ele terá que preparar seu corpo para isso. Com muito treino, sim, mas, principalmente, com cuidado e respeito aos próprios limites. 

Outros desafios, contudo, podem ser realizados imediatamente, sem rodeios. É o caso de alguém que pretende mudar a alimentação. Poderá começar a comer mais frutas e legumes, p. exemplo, e evitar frituras e alimentos industrializados. Sem rodeios. Sua mudança imediata de atitude, isto é, sua TRANSFORMAÇÃO produzirá resultados mais rapidamente. Tanto mais rápido ela começar, mais rápido também virão os resultados. 

Por outro lado, aquelas pessoas que não se propõe a um desafio, que preferem continuar na sua mesmice, no seu quadrado, no seu mundo são muito parecidas com navios desgovernados que, em meio a uma tempestade, são batidos de um lado para outro pelas ondas. Não tem vontade própria. São governadas por qualquer coisa, menos por sua própria vontade. "Deixa a vida me levar" é o seu lema.

E você? Qual seu desafio? Você já se desafiou alguma vez? 

Desafie-se!! 

Lembre-se: OS DESAFIOS TÊM O PODER DE TRANSFORMÁ-LO(A)!!


Prof. Alipio Reis Firmo Filho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário