terça-feira, 18 de agosto de 2020

ESCOLHENDO MELHOR AS LÂMPADAS PARA SUA CASA: POTÊNCIA, FLUXO LUMINOSO E EFICIÊNCIA LUMINOSA

Há quatro conceitos que irão te ajudar muito na escolha das lâmpadas para a sua casa. São eles: (i) a potência da lâmpada, (ii) o fluxo luminoso e (iii) a eficiência luminosa. Conhecendo todos eles, você comprará suas lâmpadas de forma mais inteligente. Não correrá o risco de ficar perdido(a) na hora de escolher uma boa lâmpada. Infelizmente, a grande maior parte das pessoas compram lâmpadas sem critério algum. Muitas, inclusive, compram  lâmpadas orientadas pela potência da lâmpada. Imagine!! A empresa que fornece energia elétrica em sua cidade é que agradecerá!! 

A primeira dica que dou é que você deve olhar primeiro as ESPECIFICAÇÕES da lâmpada. Elas estão descritas na embalagem. Chamo a atenção para esse importante detalhe porque praticamente ninguém consulta as especificações.  É como bula de remédio. Ninguém lê. Todas as lâmpadas trazem as especificações na sua embalagem, independentemente de serem lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou LED.

Observe a embalagem de uma lâmpada a seguir:


Note que ela descreve várias características da lâmpada. Mas preste atenção nas três principais que me referi anteriormente (a potência, o fluxo luminoso e a eficiência luminosa). Como disse, elas são as mais importantes, pois é a partir delas que você poderá economizar na sua conta de energia elétrica no final do mês. Vamos explicar rapidamente o significado de cada uma.

A potência: a potência corresponde ao consumo de energia elétrica da lâmpada. Ela é medida em WATT (Sigla “W”). No exemplo dado a lâmpada possui 07 (sete) Watts (tente localizá-la na embalagem ilustrativa). Isso significa que ela consome 07 Watts por hora. Se a lâmpada ficar acesa por 2 horas, ela consumirá 14 Watts; se ficar ligada por 10 horas, consumirá 70 Watts e, assim, sucessivamente. Ou seja, quanto maior for o número de Watts consumidos por uma lâmpada, maior também será sua conta de energia elétrica no final do mês. O número de Watts consumido por uma lâmpada em uma hora de uso equivale à quantidade de litros de gasolina consumidos por um automóvel para percorrer uma determinada distância. A relação é a mesma. Há carros que consomem menos combustível. Há outros, porém, que consomem mais. Assim acontece com as lâmpadas e a quantidade de Watts que elas consomem. Por isso, a princípio, o ideal é comprar lâmpadas que usam menos Watts para iluminar os ambientes de sua casa. Mas isso não basta. É preciso observar o FLUXO LUMINOSO que a lâmpada proporciona.

Fluxo Luminoso: o fluxo luminoso corresponde à capacidade da lâmpada em iluminar um ambiente. Quanto maior o fluxo luminoso, mais ela iluminará o compartimento da sua casa. Evidentemente que isso dependerá também do tamanho de cada ambiente. Pequenos ambientes ou ambientes medianos que recebam um grande fluxo luminoso serão melhor iluminados. Isso já não acontece com grandes ambientes que precisarão de fluxos luminosos maiores para melhor serem iluminados.

Para entender o fluxo luminoso e sua relação com a potência (medida em Watt), observe a figura a seguir:



Observa que uma lâmpada é um processador que recolhe, de um lado, a energia elétrica (Watt) – input; e a transforma em fluxo luminoso (luz) – output. Tanto mais intenso o fluxo luminoso gerado, tanto mais econômica será a lâmpada. Na embalagem ilustrativa, o fluxo luminoso da lâmpada é de 680 lm. A sigla “lm” significa “Lúmen”. É que os fluxos luminosos – ou a luz, propriamente dita – são medidos em lúmens. A definição do que vem a ser 01 (um) lúmen é um tanto quanto técnica. Segundo a Wilkipédia, “equivale ao ângulo sólido formado por um cone tal que a área da esfera de raio unitário, cujo centro fica no ápice deste cone, tenha o valor de um metro quadrado”:



Conceitos à parte, um lúmen equivale à área iluminada dentro de um cone que possua um metro quadrado, nas condições dadas. Vamos ao próximo conceito. 

Eficiência luminosa:  resulta da divisão do número de lúmens (fluxo luminoso) pela quantidade de Watts consumidos em uma hora. Na embalagem ilustrativa a eficiência luminosa corresponde a 97,14 lm/W. Ou seja, 680 lúmens/07 Watts. Quanto maior a eficiência luminosa, maior será o fluxo luminoso a partir de uma quantidade de Watts dada. Aqui está a chave do segredo. Quando você tiver que optar entre duas lâmpadas, de fabricantes diferentes, observe a eficiência luminosa de ambas. A que apresentar maior eficiência luminosa será a melhor escolha. Mesmo tendo que escolher entre duas lâmpadas LED. Preste atenção: cada fabricante tem sua própria tecnologia de fabricação. A eficiência luminosa funcionará como uma importante aliada sua para saber qual tecnologia é melhor que a outra. Há lâmpadas LED que, muito embora, consumam  o mesmo número de Watts geram quantidades de lúmens diferentes (fluxos luminosos). Uma maior que a outra. Escolha aquela que gerar mais fluxo ou, se não quiser fazer contas, fique com a que tiver maior eficiência luminosa. Tenha em mente, porém, que as lâmpadas mais eficientes são as mais caras também. Contudo, com o tempo, o custo/benefício fará a diferença a seu favor.

Fica a dica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário