terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O STF E AS TRANSPOSIÇÕES DE CARGOS NO SETOR PÚBLICO

No regime constitucional anterior vigorava o instituto da ascenção funcional. Por meio dele, o servidor ocupante de cargo público era alçado a outro cargo, imediatamente superior, desde que obtivesse a condição da escolaridade requerida. Era muito comum, p. exemplo, alguém ocupar um cargo de nível médio e, concluído o curso superior, ser transposto para outro cargo, diferente do seu, só pelo fato de ter obtido o bacharelado, requisito do cargo de destino. Ou seja, não havia a necessidade que satisfizesse qualquer outro requisito para progredir na vida funcional. 

Pelo novo regime constitucional, todavia, o instituto foi sepultado. Não basta apenas a comprovação da escolaridade. É preciso que se preste concurso público para, se aprovado, o postulante ser admitido no novo cargo. Essa é a regra. 

A Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é firme nesse sentido. É tão forte que cristalizou esse entendimento por meio da Súmula Vinculante nº 43: 

"É INCONSTITUCIONAL  TODA MODALIDADE DE PROVIMENTO QUE PROPICIE AO SERVIDOR INVESTIR-SE SEM PRÉVIA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO SEU PROVIMENTO, EM CARGO QUE NÃO INTEGRA A CARREIRA NA QUAL ANTERIORMENTE INVESTIDO".

Ou seja, a prática não foi apenas erradicada pelo novo regime constitucional, mas mereceu um tratamento especial da Corte máxima da Justiça brasileira.  Essa tem sido a tônica da Suprema Corte desde então. Vejamos alguns julgados:

Ag. Reg. no Recurso Extraordinário 995.436 - Amazonas - 09/12/2016

Relator: Ministro Edson Fachin

Ementa: Agravo Regimental em Recurso Extraordinário. Interposição em 13.10.2016. Direito Administrativo. Ascenção Funcional. Ausência de Concurso Público. Súmula Vinculante 43.

Ag. Reg. no Recurso Extraordinário 720.049 - São Paulo - 26/08/2016

Relator: Ministro Luiz Fux

Ementa: Agravo Regimental no Recurso Extraordinário. Constitucional e Administrativo. Ação Direta de Inconstitucionalidade estadual. Lei Complementar Municipal. Transposição, Transformação ou Ascenção Funcional. Necessidade de Concurso Público específico. Ilegitimidade para recorrer. Embargos não conhecidos na origem. Apelo extremo intempestivo. Agravo Regimental desprovido. 

Ag. Reg. no Recurso Extraordinário 891.964 - Alagoas - 28/06/2016

Relator: Ministro Luiz Fux

Ementa: Agravo Regimental no Recurso Extraordinário. Administrativo. Servidor Público Municipal. Transposição, Transformação ou Ascenção Funcional. Ausência de Concurso Público. Impossibilidade. Súmula Vinculante 43. Precedentes. Negativa de Prestação Jurisdicional. Inocorrência. Agravo Regimental desprovido. 

No tocante ao último julgado, é preciso destacar que a situação funcional ali analisada ainda tem ocorrido com relativa frequência no setor público nacional, em especial, nos níveis estaduais e municipais dos governos. 

O fato tratou de servidora pública municipal que ingressou em 1981 no cargo de Auxiliar Administrativo, isto é, ainda debaixo do antigo regime constitucional. Pois bem. Concluído o curso de Psicologia a servidora requereu à Administração Pública municipal em fevereiro de 1992 sua transposição para o cargo de Psicóloga, o que foi deferido pela prefeitura do município.

Analisando o feito o Ministro Fux confirmou o entendimento do Tribunal a quo repisando seu entendimento, verbis:

"após a promulgação da Constituição Federal de 1988, toda e qualquer investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, conforme preceitua em seu art. 37, inciso II (...)"




  

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

3ª AVALIAÇÃO DE CONTABILIDADE I

1        – Levando em consideração o registro das compras de mercadorias pelo MÉTODO DA CONTA DESDOBRADA COM INVENTÁRIO PERÍODO, proceda aos registros contábeis das seguintes operações:

1.1  – Compra de mercadoria por $ 130.000, à vista, com incidência  de 17% de ICMS e pagamento de frete, à vista, por $ 26.000; 
1.2  – Venda de Mercadorias por $ 200.000 com aceite de duplicatas e incidência de  17% de ICMS; 

1.3  – Na operação 1.1 houve a devolução de 50% da mercadoria comprada 05 (cinco) APÓS a realização da compra. Registre contabilmente essa devolução; 
1.4  - Na operação 1.2 também houve a devolução de 50% da mercadoria vendida 07 (sete) dias após a realização da venda. Registre contabilmente essa devolução; 
1.5  – Compra de um lote de mercadorias por $ 300.000, a prazo, com abatimento de 20% sobre o valor da compra e incidência de 17% de ICMS; 
1.6  – Venda de um lote de mercadorias por $ 400.000, à vista, com valor depositado em conta corrente. Na oportunidade, foi concedido um desconto incondicional de 30% sobre o valor da venda; 
1.7  – Considerando que uma empresa apresentou, ao final de um período, um faturamento de 10 milhões de reais, contabilize o PIS, à alíquota de 0,65%, e o COFINS, à alíquota de 3%; 
1.8  – Após algumas avaliações, a empresa “Tem Tudo” chegou à conclusão que do total de seus créditos a receber, $ 60.000 foi considerado como passível de não recebimento. Com base nessas informações, proceda ao registro contábil das PERDAS ESTIMADAS EM CRÉDITO DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA. 

2        - Cite 02 (dois) usuários da informação produzida pela Contabilidade

                                                                    RESOLUÇÃO

1.1  – Compra de mercadoria por $ 130.000, à vista, com incidência  de 17% de ICMS e pagamento de frete, à vista, por $ 26.000: 

D- Compra de Mercadorias...107.900
      D - ICMS a Recuperar.........22.100
      C - Caixa e Equivalentes de Caixa.... 130.000

           .......

      D - Fretes e Carretos
      C - Caixa e Equivalentes de Caixa....26.000

1.2  – Venda de Mercadorias por $ 200.000 com aceite de duplicatas e incidência de  17% de ICMS:

D - Duplicatas a Receber
C - Venda de Mercadorias.....200.000

....

(método da conta distinta)

D - Despesa com ICMS
C - ICMS a Recolher.....34.000 

1.3  – Na operação 1.1 houve a devolução de 50% da mercadoria comprada 05 (cinco) APÓS a realização da compra. Registre contabilmente essa devolução:

D - Caixa e Equivalentes de Caixa
C - Devolução de Compras....65.000

.......

D - Devolução de Compras
C - ICMS  a Recuperar.... 11.050

1.4  - Na operação 1.2 também houve a devolução de 50% da mercadoria vendida 07 (sete) dias após a realização da venda. Registre contabilmente essa devolução:

D - Devolução de Vendas
C - Duplicatas a Receber...100.000

.....

D - ICMS a Recolher
C - Despesa com ICMS.....17.000

1.5  – Compra de um lote de mercadorias por $ 300.000, a prazo, com abatimento de 20% sobre o valor da compra e incidência de 17% de ICMS:

D - Compras de Mercadorias......249.000
D - ICMS a Recuperar.................51.000
C - Duplicatas a Pagar................300.000
....

D - Duplicatas a Pagar
C - Abatimentos sobre Compras....60.000

......

D - Abatimentos sobre Compras
C - ICMS a Recuperar......10.200

1.6  – Venda de um lote de mercadorias por $ 400.000, à vista, com valor depositado em conta corrente. Na oportunidade, foi concedido um desconto incondicional de 30% sobre o valor da venda:

D - Bancos c/ Movimento
C - Venda de Mercadorias....400.000

...

D - Descontos Incondicionais Concedidos
C - Bancos c/ Movimento..... 120.000


 1.7  – Considerando que uma empresa apresentou, ao final de um período, um faturamento de 10 milhões de reais, contabilize o PIS, à alíquota de 0,65%, e o COFINS, à alíquota de 3%:

D - COFINS
C - COFINS a Recolher.... 300.000

....

D - PIS
C - PIS a Recolher..... 65.000

1.8  – Após algumas avaliações, a empresa “Tem Tudo” chegou à conclusão que do total de seus créditos a receber, $ 60.000 foi considerado como passível de não recebimento. Com base nessas informações, proceda ao registro contábil das PERDAS ESTIMADAS EM CRÉDITO DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA:

D - Despesa com PECLD
C - PECLD....................... 60.000

2        Cite 02 (dois) usuários da informação produzida pela Contabilidade

Fornecedores, acionistas, sócios, governo.

AVALIAÇÃO DE CONTABILIDADE I



1 – Considere o seguinte Balanço Patrimonial encerrado em 31.12.2016:

ATIVO                                                          PASSIVO

Caixa e Equivalentes de Caixa: 100.000       Fornecedores: 50.000
Estoque de Mercadorias: 10.000
Duplicatas a Receber: 20.000
Móveis e Utensílios: 30.000
PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital Social: 110.000

TOTAL: 160.000                                          TOTAL: 160.000

Ao longo do exercício de 2017 ocorreram as seguintes operações:

a) compra de veículo à vista pelo valor de $ 10.000, conforme Nota Fiscal nº 1.7174 junto à concessionária “Fulano de Tal”;
b) compra de um computador a prazo pelo valor de $ 25.000, conforme Nota Fiscal nº 1.443, com aceite de duplicatas para pagamento em  120 dias;
c) depósito em conta corrente de $ 15.000, proveniente do dinheiro em Caixa;
e) compra à vista de um lote de mercadorias no valor de $ 10.000, com incidência de 17% de ICMS;
d) venda à vista de 50% do estoque de mercadorias pelo valor de $ 12.000, conforme Nota Fiscal nº 1.000, com incidência de 17% de ICMS. Contabilizar o Custo das Mercadorias Vendidas;
e) pagamento de despesas com energia elétrica no valor de $ 2.000 por meio da emissão de um cheque;
f) pagamento de despesas com fornecimento de água no valor de $ 3.000 em dinheiro;
g) pagamento de despesas com telefone no valor de $ 4.000 em dinheiro;
h) foi vendido todos os móveis e utensílios pelo valor de $ 35.000.


PEDE-SE:

1 – Proceda à escrituração de cada uma das operações contabilizando, por último, a DEPRECIAÇÃO DE VEÍCULOS à taxa de 20% sabendo que o veículo entrou em funcionamento no mês de janeiro de 2017;

2 – Apure o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e o Resultado Com Mercadorias (RCM);

3 – Proceda ao encerramento do exercício por meio da conta Resultado Econômico do Exercício (REE);

4 – Elabore o novo Balanço Patrimonial, em 31.12.2017.


OBS: utilizar o Sistema de Inventário Permanente com conta desdobrada. 

                                                               RESOLUÇÃO

1 – Proceda à escrituração de cada uma das operações contabilizando, por último, a DEPRECIAÇÃO DE VEÍCULOS à taxa de 20% sabendo que o veículo entrou em funcionamento no mês de janeiro de 2017:

a) 

D - Veículos
C - Caixa e Equivalentes de Caixa.....10.000

b)

D - Computadores e Periféricos
C - Duplicatas a Pagar......25.000

c) 

D - Bancos c/ Movimento
C - Caixa e Equivalentes de Caixa.....15.000

d) 

D - Estoque de Mercadorias .... 8.300
D - ICMS  a Recuperar....1.700 
C - Caixa e Equivalentes de Caixa....10.000

e) 

D - Caixa e Equivalentes de Caixa...12.000
C - Venda de Mercadorias.................12.000
.......

D - Despesa com ICMS
C - ICMS a Recolher.....2.040

....

D - Custo das Mercadorias Vendidas
C - Estoque de Mercadorias............9.150

f)

 D - Despesa c/ Energia Elétrica
C - Bancos c/ Movimento....2.000

g) 

D - Despesa com consumo de Água
C - Caixa e Equivalentes de Caixa....3.000

h) 

D - Despesa com Telefone
C - Caixa e Equivalentes de Caixa....4.000

i)

D - Caixa e Equivalentes de Caixa
C -  Móveis e Utensílios.... 30.000
C - Ganhos de Capital.......5.000

j) 

D - Despesa com Depreciação (Veídulos)
C - Depreciação Acumulada (Veículos).....2.000

2 – Apure o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e o Resultado Com Mercadorias (RCM);

2.1 - Apuração Matemática:

CMV: Por ser aplicado o Método do Sistema de Inventário Permanente, o CMV já está apurado ao final do período devido à atualização constante do Estoque de Mercadorias: $ 9.150.

RCM: 12.000 (Vendas) - 2.040 (Despesa com ICMS) - 9.150 (CMV) = $ 810 

2.2 - Apuração Contábil:

2.2.1 - RCM:

D - Vendas de Mercadoias
C - Resultado com Mercadorias....12.000

.....

D - Resultado com Mercadorias
C - Despesa com ICMS.....2.040
.....

D - Resultado com Mercadorias
C - CMV.... 9.150

3 – Proceda ao encerramento do exercício por meio da conta Resultado Econômico do Exercício (REE):

3.1 - Lançamento de ajuste do ICMS: 

D - ICMS  a Recolher
C - ICMS a Recuperar.....1.700

3.2 - Pela transferência do saldo do RCM para Resultado Econômico do Exercício (REE):

D - Resultado Com Mercadorias
C - REE.....................810

3.3 - Pela transferência do saldo das contas de Receita:

D - Ganhos de Capital
C - REE......5.000

3.4 - Pela transferência do saldo das contas de Despesa:

D - REE
C - Diversos
C - Despesa c/ Energia Elétrica......2.000
C - Despesa com consumo de Água....3.000
C - Despesa c/ Telefone .......4.000
C - Despesa com Depreciação (Veículos)...2.000

3.5 - Transferência do saldo do REE para Lucros ou Prejuízos Acumulados:

D - Lucros ou Prejuízos Acumulados
C - REE.....5.190

4 – Elabore o novo Balanço Patrimonial, em 31.12.2017:

ATIVO                                                          PASSIVO

Caixa e Equivalentes de Caixa: 105.000       Fornecedores: 50.000
Bancos c/ Movimento: 13.000                       Duplicatas a Pagar: 25.000
Estoque de Mercadorias: 9.150                      ICMS a Recolher: 340
Duplicatas a Receber: 20.000
Veículos: 10.000
(-) Depreciação Acumulada: (2.000)
Computadores e Periféricos: 25.000
PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital Social: 110.000
                                                                       Lucros ou Prejuízos Acumulados (5.190)

TOTAL: 180.150                                          TOTAL: 180.150