É IMPORTANTE TER EM CONTA QUE:
1 - O ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL NÃO REDUZEM A ZERO AS POSSIBILIDADES DE CONTÁGIO DA COVID-19, POR MAIS CAUTELOSOS QUE SEJAMOS. ISTO É, MESMO EM ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL PODEMOS, SIM, CONTRAIR O VÍRUS.
NENHUM VIROLOGISTA, ESPECIALISTA OU MESMO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AFIRMARAM QUE O ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPEDE OS CONTÁGIOS. O DISCURSO É: ELES reduzem AS CHANCES DE CONTÁGIOS.
UMA DAS RAZÕES PARA ISSO É QUE O VÍRUS É novo. APENAS HÁ POUCO MAIS DE CINCO MESES O MUNDO CONVIVE COM ELE. A COMUNIDADE MÉDICA E CIENTÍFICA AINDA ESTÁ APRENDENDO COM O AGENTE PATOLÓGICO. TUDO AINDA É MUITO INCERTO.
EM METODOLOGIA CIENTÍFICA ISSO SE CHAMA empirismo, UMA DAS QUATRO MODALIDADES DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO (a segunda é a filosófica, a terceira é a teológica e a quarta é a científica). OU SEJA,MUITOS PROTOCOLOS MÉDICOS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS A PARTIR DO DIA-A-DIA NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE, NA BASE DA TENTATIVA/ERRO. OUTROS, JÁ EVOLUÍRAM PARA OS LABORATÓRIOS (conhecimento científico puro), COMO É O CASO DOS TESTES EM HUMANOS DE VACINAS E COMBINAÇÕES DE DROGAS in vitro PARA CONHECER MAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO VÍRUS NO ORGANISMO.
2 - A VACINA É A ÚNICA SOLUÇÃO QUE, EFETIVAMENTE, REDUZ A zero AS POSSIBILIDADES DE CONTÁGIO. ALIÁS, NA VERDADE, ELA NÃO IMPEDE QUE O VÍRUS INGRESSE NO ORGANISMO. O QUE ELA FAZ É COLOCAR DENTRO DO ORGANISMO HUMANO UM "BATALHÃO DE SOLDADOS" CHAMADOS antígenos QUE, AO DETECTAREM O VÍRUS NO ORGANISMO, IMEDIATAMENTE OS ATACA, ELIMINANDO-OS. OU SEJA, ELA BLOQUEIA A AÇÃO DO VÍRUS NO CORPO HUMANO, ANTES QUE ELES PRODUZAM ESTRAGOS NOS TECIDOS E NOS ÓRGÃOS. SUA AÇÃO É, PORTANTO, preventiva.
3 - AS DROGAS, ISTO É, OS MEDICAMENTOS QUE A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA VIER A FABRICAR CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS FUNCIONAM UM POUCO DIFERENTE DAS VACINAS. ELAS NÃO POSSUEM AÇÃO PREVENTIVA, MAS repressiva. ISSO SIGNIFICA QUE ELE NÃO EVITA QUE O VÍRUS FAÇA ESTRAGOS NO ORGANISMO CONTAMINADO. DEPENDENDO DA DEMORA QUE O VÍRUS ESTIVER NO SEU ORGANISMO E TAMBÉM DE SUAS CONDIÇÕES CLÍNICAS NATURAIS (seu sistema imunológico), VOCÊ IRÁ SENTIR OS SINTOMAS CAUSADOS POR ELE NATURALMENTE. VAI TER FEBRE, DOR DE CABEÇA, DIARRÉIA, FALTA DE AR, ETC.
ENTRETANTO, ASSIM QUE VOCÊ TOMAR A MEDICAÇÃO, O VÍRUS SERÁ COMBATIDO, ISTO É, ELIMINADO DO ORGANISMO NA RELAÇÃO DIRETA DO USO DO MEDICAMENTO. OU SEJA, QUANTO MAIS VOCÊ TOMAR A MEDICAÇÃO, MAIOR SERÁ A ELIMINAÇÃO DA CARGA VIRAL DO SEU ORGANISMO.
4 - O ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL FUNCIONA, GROSSO MODO, COMO SE FOSSE UM GRANDE COADOR DE CAFÉ. ELE RETÉM A MAIOR PARTE DOS RESÍDUOS, MAS NEM TODOS. POR ISSO, AS POSSIBILIDADES DE CONTÁGIO CONTINUAM, AINDA QUE REDUZIDAS.
5 - UMA PESQUISA PUBLICADA NO INÍCIO DESTE MÊS NA REVISTA NATURE, UMA DAS MAIS CONCEITUADAS DO MUNDO, REALIZADAS POR PESQUISADORES AMERICANOS, DO REINO UNIDO E CHINESES CONCLUIU QUE, CASO INTERVENÇÕES NÃO FARMACÊUTICAS NÃO FOSSEM ADOTADAS (entenda-se: isolamento/distanciamento social, dentre outras) NA CHINA, O NÚMERO DE INFECTADOS PODERIA ALCANÇAR ATÉ 67 VEZES MAIS.
6 - A ÍNTEGRA DA PESQUISA ESTÁ NO LINK A SEGUIR.
7 - PORTANTO, NÃO EXIJA DO ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL O QUE ELE NÃO PODE OFERECER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário