Páginas

domingo, 24 de maio de 2020

OS RISCOS DE UMA VACINA



EM MÉDIA, AS VACINAS PRECISAM DE 36 MESES PARA SEREM LIBERADAS. NO ENTANTO, DEPENDENDO DA COMPLEXIDADE DE SUA COMPOSIÇÃO, ESSE PRAZO PODE SE ESTENDER A ATÉ 5 ANOS OU, EM ALGUNS CASOS, UM POUCO MAIS.

MUITAS PESSOAS, TALVEZ, SE PERGUNTAM: MAS...POR QUE DEMORA TANTO? NÃO PODERIA SER MAIS RÁPIDO?

ENCONTRAR UMA VACINA É COMO MONTAR UM GRANDE QUEBRA-CABEÇAS EM QUE AS PRÓPRIAS PEÇAS, MUITAS VEZES, NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS. TÊM QUE SER MINUNCIOSAMENTE FABRICADAS, A FIM DE QUE OS CONTORNOS DE UMA SE ENCAIXE PERFEITAMENTE NOS CONTORNOS DA OUTRA, O QUE TORNA O TRABALHO MUITO MAIS COMPLEXO.

MAS ESSE NÃO É O ÚNICO PROBLEMA.

PARA QUE UMA VACINA SEJA LIBERADA PARA OS HUMANOS, É NECESSÁRIO UM LONGO TEMPO DE TESTES. SÃO MUITAS AS DÚVIDAS QUE PRECISAM SER RESPONDIDAS: COMO ELA VAI REAGIR EM PACIENTES DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS (crianças, jovens, adutos e idosos); EM PESSOAS COM PROBLEMAS CRÔNICOS COMO O DIABETES E A HIPERTENSÃO; OS EFEITOS COLATERAIS QUE ELA PODE ORIGINAR, DESDE OS MAIS LEVES, ATÉ OS MAIS SEVEROS (enjôos, tontura, calafrios, etc.), O TEMPO DE PROTEÇÃO QUE ELA PODE OFERECER (1 ano, 2 anos, 3 anos ou mais) E, PRINCIPALMENTE, MESMO QUE ELA NÃO TRAGA MUITOS EFEITOS COLATERAIS, SE OS COMPONENTES DA VACINA NÃO IRÃO COMPROMETER O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DO INDIVÍDUO NO CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS. ESSE, TALVEZ, SEJA O MAIS IMPORTANTE DE TODOS. ACIDENTES VASCULARES CEREBRAIS E COMPROMETIMENTOS DO CORAÇÃO ESTÃO ENTRE ELES.

OU SEJA, UMA VACINA PODE SER UMA BOMBA DE EFEITOS RETARDADOS. ELA RESOLVE OS PROBLEMAS IMEDIATOS, MAS PODE RESULTAR EM OUTRAS ANOMALIAS CRÔNICAS NO FUTURO, INCLUSIVE, LEVANDO À MORTE DO PACIENTE.

NO CASO DA COVID-19, EM RAZÃO DA NECESSIDADE PREMENTE DE UMA VACINA, OS LABORATÓRIOS ESTÃO A TODO VAPOR A PROCURA DE UMA COMBINAÇÃO PERFEITA DE SUBSTÂNCIAS QUE NÃO APENAS SEJA EFICAZ MAS, AO MESMO TEMPO, OFEREÇA O MENOR RISCO À SAÚDE DOS PACIENTES. AO TODO, EXISTEM 108 VACINAS SENDO PESQUISADAS AO REDOR DO PLANETA. TRÊS DELAS ESTÃO EM ESTÁGIOS BASTANTE AVANÇADOS, NOS EUA, NA GRÃ-BRETANHA E NA CHINA.

MAS O PROBLEMA MAIOR, TALVEZ, NÃO SEJA PROPRIAMENTE OBTER UMA VACINA. O PROBLEMA É SABER, SE UMA VACINA CONSEGUIDA EM TEMPO RECORD, NÃO IRÁ TRAZER PROBLEMAS CRÔNICOS NO MÉDIO E, PRINCIPALMENTE, NO LONGO PRAZO.

A PRESSÃO MUNDIAL POR UMA VACINA PODERÁ COMPROMETER A QUALIDADE DA MESMA. ALGO MUITO PARECIDO COM OS HORMÔNIOS QUE SÃO INJETADOS NOS FRANGOS PARA ACELERAR SEU TEMPO DE ABATE.

EM TEMPOS DE PANDEMIA, CELERIDADE NO PROCESSO PRODUTIVO E O NECESSÁRIO TEMPO DE OBSERVAÇÃO DE COMO AS SUBSTÂNCIAS IRÃO INTERAGIR COM O ORGANISMO HUMANO SÃO DUAS EQUAÇÕES EXTREMAMENTE DIFÍCEIS DE SEREM CONCILIADAS.

AQUI, OS RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL. SOLUÇÕES OFERECIDAS PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PELOS ALGORITMOS SÃO GRANDES ALIADOS NA FABRICAÇÃO DE VACINAS SEGURAS, SIMULANDO CENÁRIOS E ANTECIPANDO O FUTURO.

É ASSIM QUE A CIÊNCIA TRABALHA. LENTAMENTE. PRUDENTEMENTE. LIVRE DE SUPOSIÇÕES sem bases científicas.

NÃO TEMOS OUTRA ESCOLHA. É AGUARDAR OU AGUARDAR.

SOLUÇÕES MÁGICAS DEVEM PERMANECER RESTRITAS AOS CIRCOS E ÀS CASAS DE ESPETÁCULOS. AINDA ASSIM, DEVEMOS TER EM CONTA QUE ELAS SÃO, NA VERDADE, GRANDES SIMULAÇÕES DA REALIDADE. APENAS ISSO. SOMENTE ISSO. NADA MAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário