segunda-feira, 11 de setembro de 2017

LIXÃO, ATERRO SANITÁRIO E ATERRO CONTROLADO: QUAL DELES CAUSA O MENOR IMPACTO AO MEIO AMBIENTE?

De acordo com a Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) apenas 2% do lixo produzido no Brasil é reciclado.
Destinação do lixo: Aterros controlados, sanitários e lixões – O restante, ou seja, a grande maioria vão para 3 tipos de instalações: os lixões, os aterros controlados e aterros sanitários. A melhor destinação para todos esses resíduos são os aterros sanitários, porém infelizmente a esmagadora maioria dos detritos vão para lixões a céu aberto sem nenhum tipo de controle ambiental ou tratamento. Outro fato também preocupante é que muita gente não sabe qual a diferença entre os lixões e os tipos de aterros. Confira abaixo uma breve explicação sobre as diferenças de cada um.

Lixão

No Brasil a pior forma de armazenamento para o lixo urbano é a mais utilizada. Os lixões são literalmente depósitos a céu aberto onde os detritos não recebem nenhum tratamento causando contaminação no solo, na atmosfera e gerando impactos sociais.
A terra que abriga o lixão não recebe nenhuma forma de preparação. Ela recebe diretamente os efluentes líquidos da decomposição dos resíduos, como por exemplo, o chorume, aquele líquido escuro produto da decomposição orgânica que consequentemente penetra no solo e chega a contaminar os lençóis freáticos.
Na atmosfera o lixão libera no ar sem nenhum tratamento o biogás. Aquele composto de CO2, metano e vapor d’água fruto da decomposição do lixo.
Além da poluição da água e do ar, a concentração de lixo sem tratamento adequado atrai animais transmissores de doenças aos seres humanos como ratos e insetos. Essa situação aumenta os riscos das pessoas que trabalham no local, vistos que muitas famílias tiram sustento dos lixões.

Aterro sanitário

Os aterros sanitários são estruturas mais desenvolvidas ligadas a sustentabilidade, visto que tudo é pensado para causar o menor impacto socioambiental. Desde a preparação do terreno até sua reutilização final, visto que em dado momento ele não será mais viável para armazenamento do lixo.
Para se preparar um aterro sanitário, o solo é impermeabilizado com mantas de PVC e argila. Este procedimento visa proteger o solo e os lençóis freáticos da contaminação do chorume, que é coletado e depositado em poços de tratamento.
Em relação aos cuidados com a atmosfera, todo o biogás é coletado para ser incinerado ou é aproveitado como fonte de energia. Por fim, o aterro prevê uma cobertura diária dos resíduos para prevenção das pragas urbanas.

Aterro controlado

Os Aterros controlados são as instalações intermediárias entre os lixões e os aterros sanitários. Geralmente, são áreas mais antigas dos próprios lixões que são remediadas para diminuir os impactos ambientais e receber mais resíduos.
Uma prática comum nestes estabelecimentos é preencher por cima do lixo uma camada de argila e grama. Este procedimento visa diminuir o impacto visual, bem como o mau cheiro e a proliferação insetos e animais. Porém não garante uma contenção do chorume que penetra no solo, contaminando os lençóis freáticos.
Fonte:www.i9treinamento.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário