quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

UM POUCO DE MIM

Nasci em Manaus, capital do Amazonas. O ano era 1967 e o hospital a Beneficente Portuguesa. Meu pai trabalhava na Fundação Nacional do Índio e minha mãe costureira. Morávamos numa casa de palha com um quarto, uma sala e uma cozinha. Era pequenina, mas era o nosso lar, o nosso ninho. O luxo e o brilho pouco importavam. Éramos felizes assim mesmo. Lembro que o  quintal não era muito grande, mas dava para correr e bater bola de vez em quando. Ela ficava no bairro do Morro da Liberdade, onde tive a felicidade de passar minha infância, adolescência e vida adulta.  Até hoje tenho um carinho especial pelo Morro.

Aprendi a ler e escrever em escolas particulares. Não dessas que existem hoje em dia. Naquela época, idos dos anos setenta, muitas mães de famílias transformavam suas casas em escolas. Era comum as aulas se realizarem numa cozinha ou na sala. Tudo era improvisado. Foi assim que estudei com a dona Clarice, com a dona Raimunda e com a dona Lídia, todas de saudosa memória.

Apenas aos nove anos de idade é que fui para uma escola "verdadeira". Era o ano de 1976. Fui matriculado no grupo escolar Leopoldo Neves, uma escola pública, que ficava (e ainda fica) no bairro de Santa Luzia, vizinho ao Morro da Liberdade. Estudei lá até 1979.

Em 1980 fui estudar no colégio Batista das Américas, o CEBAM, localizado na Rua J Carlos Antony, bairro de Cachoeirinha. Estudei lá por quatro anos, de 1980 a 1983. Foi um tempo maravilhoso. Marcou muito a minha vida, especialmente os dois primeiros anos. Posso mesmo afirmar que vivi os meus melhores anos como estudante no CEBAM. Aprendi muito. Estudei muito. Fiz muitas boas amizades, apesar de adotar um estilo de vida retraído, um tanto quanto quieto e recluso. Amigos de ouro, amigos do peito, que comigo conviveram e que tive a felicidade de conviver. Alguns, graças a Deus, ainda mantenho contato, como o Paulo Feijão, o Édson Barbosa, o Freud José e a Elizabeth Hashigushi. Pessoas que guardo com muito carinho em meu coração.

Depois, em 1984, fui estudar no Colégio Bandeirantes, que ficava na Av. 7 de setembro em frente à nossa saudosa Escola Técnica Federal do Amazonas, hoje CEFET. Estudei dois anos lá, onde concluí o nível médio, antigo segundo grau.

O Bandeirantes me proporcionou um ambiente diferente. Tive que estudar à noite, com pessoas de estilos de vida totalmente diferente das que eu até então havia convivido em sala de aula. Pessoas que trabalhavam o dia todo e que à noite estudavam para melhorar de vida. Pessoas que já tinham maridos, esposas e filhos e que por isso já não podiam se preocupar apenas consigo mesmas. Pessoas que já haviam iniciado a dura caminhada na vida, com suas pedras e espinhos, com contas para pagar, com problemas para resolver, com filho para cuidar, enfim, pessoas que já sentiam na pele o que somente mais tarde eu iria também sentir.

Foi no Colégio Bandeirantes que fiz o curso de Técnico em Contabilidade, um curso profissionalizante. Naquela época eram comuns os cursos profissionalizantes. Na verdade, optei pelo curso mais por exclusão do que por preferência. Não queria fazer secretariado e muito menos técnico em patologia. A saída foi a Contabilidade cuja opção, aliás, não me arrependo. Muito pelo contrário.

Posso dizer que meu curso foi muito bom. Foi lá que ganhei intimidade com as partidas dobradas, fruto dos preciosos ensinamentos do querido Professor Francisco Brito. Jamais imaginei que os conceitos ali apreendidos iriam abrir tantas portas e oportunidades no futuro que...só estava começando... Também foi por essa época que através das aulas da Professora Maria Assunção desabrochou em mim tamanha paixão pela  Economia e pelo Sistema Financeiro Nacional!! Que saudosa memória!!

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Houve espinhos, muitos espinhos. Por pouco essa  trajetória não foi interrompida. Dona Marina e seu Alipio foram muito importantes nesse período.     

Nessa época os concursos públicos não eram obrigatórios. Cursinhos preparatórios não existiam. As apostilas eram raríssimas. Acesso a provas de concursos passados então nem pensar. Algumas instituições, entretanto, já faziam seleções públicas. O Banco do Brasil era uma delas. A SEFAZ também. Meus primeiros concursos públicos foram para ambos mas...sem sucesso. Não importava. Continuei estudando...

Em 1986 passei no meu primeiro vestibular para a Universidade do Amazonas, a única em  Manaus, aliás. Ingressei no curso de Ciências Contábeis. Depois dele vieram mais três aprovações: para Química em 1991, para Psicologia em 1998 e para Direito em 2000.

Em 1991 veio a minha primeira graduação após inúmeras greves e um corpo debilitado. Foi no Cecomiz. Manaus não oferecia muita opção. O baile foi realizado no Cassam. Um lugar simples, sem pompas, sem muito brilho, decorado com um apertado orçamento. Mas a festa foi marcante, maravilhosa,  inesquecível. Até hoje pareço ouvir a banda tocando. Foi lá que vi pela primeira vez meu pai dançando com minha mãe. Que cena indescritível...

Em novembro de 1987 veio o primeiro emprego, após aprovação (em primeiro lugar) no concurso para o Banco do Estado do Amazonas no Cargo de Escriturário. Trabalhei na agência que ficava no Bairro de Educandos. Passei um ano e cinco meses lá. Até hoje, quando passo em frente ao prédio onde funcionava a agência, me vem à lembrança o primeiro dia de trabalho, o primeiro salário, os primeiros companheiros de labuta. Foi um tempo maravilhoso, mas também duro e difícil. O sol quente, o ônibus lotado, a pressa para não perder a aula da tarde. Bem vindo à vida adulta! Com todos os seus problemas e percalços...       

Depois vieram mais algumas outras grandes vitórias,  todas traduzidas pela aprovação em novos concursos públicos: Banco do Estado de São Paulo (1987, Escriturário), Caixa Econômica Federal (1989, Escriturário), Prefeitura de Manaus - Semef (1989, Auditor Fiscal de Tributos Municipais), Ministério da Fazenda/Secretaria do Tesouro Nacional/DF (1992, Analista de Finanças e Controle), Tribunal de Contas da União (1994, Analista de Finanças e Controle Externo), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (2008, Conselheiro Substituto), Universidade Federal do Amazonas (2017, Magistério Superior, 1º lugar) e Universidade do Estado do Amazonas (2022, Magistério Superior, 1º lugar).

A conclusão do Mestrado agora em 2013 (realizado na Europa) e o início do Doutorado (logo em seguida) são também duas fases maravilhosas que coroam uma vida dedicada e árdua. Não mereço tanto. Obrigado Pai!!.
 

10 comentários:

  1. A vida 'e isso tudo, seu destino esta traçado o que resta 'e busca lo... o que vc esta fazendo, parabens que tenha muito sucesso na sua ardua carreira, parabens para o grnade esforço de seus pais, e q tenha muito sucesso.

    Jader

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Jader!! Fiz questão de dividir um pouco de minha intimidade com o público que diariamente visita esse espaço como incentivo, àqueles que hoje, como eu, enfrentam dificuldades na conquista de seu espaço. É importante ressaltar também que as vitórias podem ser alcançadas sem que seja necessário atropelar o seu próximo. Ó respeito ao próximo deve ser o principal vetor rumo à conquista da vitória pessoal. Sempre me orientei dessa maneira.

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu amigo por tantas lutas e vitórias. Sua história de vida não é muito diferente da minha,sou de família pobre também já morei em casa de palha e nunca tivemos presentes no natal ou aniversários. Minha foi meu Pai e Mãe ao mesmo tempo, pois ficou viúva e criou seis filhos sozinha.Eu como mais velha fui a baba de todos, minha mãe trabalhava na Brasiljuta o dia todo. Sempre estudei em Escola Públicas em Manacapuru, levando meus irmãos junto. Alguns anos mais tarde minha mãe conseguiu trabalho em uma escola pública como serviços gerais dado pelo Sr. Jamil Seffair, que sempre servio o povo daquela terra com muito amor e carinho. Hoje minha mãe é aposentada, eu sou professor do estado há 22 anos e tudo que tenho agradeço a DEUS e minha amada Mãe.
    Parabéns você merece, nós merecemos somos Vitóriosos. Você me fez lembrar o meu passado, e lhe contado agora, quase não consigo enxergar o teclado com as lágrimas que rolam pelo meu rosto. Acredito que se houvesse menos ijustiças sociais a classe menos favorecida sofreria menos. Um abraço, saúde e Felicidades a você e sua maravilhosa família. Boa Noite !!!

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO, SULENY. NÃO TENHO VERGONHA DE MINHAS RAÍZES. GUARDO-AS COMO UM TESOURO. ÀS VEZES, ME PARO PENSANDO E VOLTANDO NO TEMPO, LEMBRANDO DOS AMIGOS, DOS VIZINHOS, DA COMIDA, DA FALTA DE TELEVISÃO E TANTAS OUTRAS COISAS. SOMOS TODOS VENCEDORES!! FRATERNAL ABRAÇO, MINHA AMIGA, E DIVULGUE NOSSO BLOG SEMPRE ENTRE SEUS AMIGOS E CONHECIDOS.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Alípio, pela brilhante carreira! Colega da gloriosa turma de 1994 no Tribunal de Contas da União!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Antonio Merlim. Que surpresa boa saber que você visitou o meu Blog. Em primeiro lugar, quero dizer que é uma honra para mim receber visita tão ilustre. Como você está? Espero que esteja correndo tudo bem. Por aqui, tudo ok. Deixei o TCU em fev/2009. Muitas saudades daquela nossa época (curso de formação) em Brasília. Algumas dificuldades, mas fiz grandes amigos, como você, meu irmão. No TCE-AM continuamos nossa labuta em prol de um Brasil melhor e mais justo. Dê notícias. Anota meu e-mail: alipioreis1@hotmail.com. Forte abraço meu caro!!

      Excluir
  6. estava precisando de um rio de motivação para continuar minha batalha, mas felizmente consegui um oceano de motivação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Acredite sempre nos seus sonhos. Forte abraço !

      Excluir
  7. Alipio, você é um exemplo para todos nós, é verdade, no Batista das Américas, tivemos uma convivência de família, onde perdura até hoje, agradeço sua amizade e carinho de sempre.
    Parabéns pelas vitórias alcançadas,que Deus continue abençoando teus passos.
    Abraço irmão.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado querido amigo pelo depoimento. Como descrevi nesse testemunho pessoal, foi uma época de ouro para mim. Você fez parte desse instante que jamais vou esquecer. Que Deus abençoe a todos nós!! Um grande abraço meu amigo!!

    ResponderExcluir